O Espírita

Divulgação da Doutrina Espirita

Pensamentos Espiritas

Pensamentos Espíritas

Aqui voce encontrará pensamentos, não necessariamente de espíritos, mas que vão ao encontro com os ensinamentos da Doutrina.


Allan Kardec
Hipolyte Leon Denizard Rivail, Educador francês, 1804-1869
   
 “A educação, se bem compreendida, é a chave do progresso moral.”
    
 
 “A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se encontra.”
   
 
 “Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.”
   
 
 “Melhorados os homens, não fornecerão ao mundo invisível senão bons espíritos; estes, encarnando-se, por sua vez só fornecerão à Humanidade corporal elementos aperfeiçoados. A Terra deixará, então, de ser um mundo expiatório e os homens não sofrerão mais as misérias decorrentes das suas imperfeições.”
    
 
 “Na ausência dos fatos, a dúvida se justifica no homem ponderado.”
  
 
 “Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações.”
  
 
 “Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo – mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam.”
    
 
 “Pelo espiritismo a humanidade deve entrar em uma nova fase, a do progresso moral, que é a sua consequência inevitável.”
   
 
 “Possuímos em nós mesmos, pelo pensamento e a vontade, um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea.”
  
 
 “Reconhece-se a qualidade dos Espíritos pela sua linguagem; a dos Espíritos verdadeiramente bons e superiores é sempre digna, nobre, lógica, isenta de contradições; respira a sabedoria, a benevolência, a modéstia e a moral mais pura; é concisa e sem palavras inúteis. Nos Espíritos inferiores, ignorantes, ou orgulhosos, o vazio das idéias é quase sempre compensado pela abundância de palavras. Todo pensamento evidentemente falso, toda máxima contrária à sã moral, todo conselho ridículo, toda expressão grosseira, trivial ou simplesmente frívola, enfim, toda marca de malevolência, de presunção ou de arrogância, são sinais incontestáveis de inferioridade num Espírito.”
    
 
 “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações.”
   

 “Sejam quais forem os prodigios realizados pela inteligência humana, esta inteligência tem também uma causa primária. É a inteligência superior a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome pelo qual o homem a designe.”
   
 
 “Todo efeito tem uma causa; todo efeito inteligente tem uma causa inteligente; a potência de uma causa está na razão da grandeza do efeito.”


Francisco Cândido Xavier
Médium e escritor espírita brasileiro, 1910-2002

    
 “Acreditamos que o criador nos fez ricos a todos, sem exceção, porque a riqueza autêntica, a nosso ver, procede do trabalho e todos nós de uma forma ou de outra, podemos trabalhar e servir.”
    
 
 “A paz em nós não resulta de circunstâncias externas e sim da nossa tranqüilidade de consciência no dever cumprido.”
   
 
 “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
   
 
 “O homem mais rico é o que tem menos necessidades.”
  
 “Sei que sou apenas uma formiguinha, daquelas bem pequenininhas. Mas é melhor ser uma formiguinha do que não ser nada.”


Jesus
Jesus Cristo, Yeshua ben-Yoseph
     
 “A cada um segundo suas obras.”
 
  “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”


Pedro Apóstolo
    
 “Faça das pequenas coisas um motivo a mais para ser feliz.”


Paulo Apóstolo
Paulo de Tarso ou São Paulo, apóstolo, 3-66

    
 “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.”
 
 “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém.”


Emmanuel
Espírito a que atribui a autoria da maioria das obras de Chico Xavier

    
 “Alimenta os necessitados e agasalha-os, tanto quanto possível, mas, onde estiveres e seja com quem for, salienta qualidades e esperanças, esquecendo chagas e defeitos, para que a beneficiência, em tuas mãos, não se pareça com um prato de mel misturado com espinhos.”
   
 
 “Ninguém se eleva, sem esforço máximo da vontade, dos campos do hábito para as regiões iluminadas da experiência. Entretanto, ninguém atinge as múltiplas regiões da experiência sem passaportes adquiridos nas agências da dor.”
    
 
 “O lar não é somente a moradia dos corpos, mas, acima de tudo, a residência das almas…”
    
 
 “O remorso é um lampejo de Deus sobre o complexo de culpa que se expressa por enfermidade da consciência. O sofrimento é a terapia de Deus destinada a erradicá-la.”
    
 
 “Somente quem ama quebra os grilhões da sombra. Ainda que com extrema dificuldade, ambientemos a plantação do amor, no solo de nossas almas.”


Carlos Drummond de Andrade

“Cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”


 Martin Luther King

“É melhor tentar e falhar que ocupar-se em ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que nada fazer. Eu prefiro caminhar na chuva a, em dias tristes, me esconder em casa. Prefiro ser feliz, embora louco, a viver em conformidade. Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização. Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira. O ódio paralisa a vida; o amor a desata. O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza. O ódio escurece a vida; o amor a ilumina. O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo. O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício. Nossa eterna mensagem de esperança é que a aurora chegará.”

83 Comentários

  1. ALBERTO RIBAS LAMEIRA

    Ao contrario do que diz no inicio: Pensamentos Espiritas – Aqui voce encontrará pensamentos, não necessariamente de espíritos, mas que “vão de encontro” com os ensinamentos da Doutrina, o correto seria: VAO AO ENCONTRO. Servem de grande reflexão para trabalharmos nossa reforma intima.

  2. JANAINA FERREIRA TEL: 51-89047354

    ESTAVA REVOLTADA! ATÉ QUE UM DIA ACORDEI, PAREI DE PERGUNTAR O POR QUÊ, ENCONTREI UMA CASA ESPIRITA E DESDE ENTÃO(FAZ 1 ANO) QUE TRABALHO NA CASA, FAÇO O BEM MAOIR PARA MIM DO QUE A DOS OUTROS. ENTREGAR-SE A CARIDADE É OBTER RESPOSTAS!

    • Ao fazermos caridade pensamos que estamos ajudando ao próximo, mas o maior beneficiado somos nós mesmos.

      Obrigado pela visita.

      O Espírita

  3. alessandra

    ñ consigo ter um relacionamento fixo, quem eu quero ñ mostra tanto interrece….

  4. Minha querida Iraci as mães sempre querem o melhor para os filhos,esquecendo-se que os filhos tem vida propria .Deus sabe de tudo ,nós e que muitas vezes queremos ser Deus , não se desespere ,ore ,deixe na não de Deus e confie ,acredite ele vai fazer o melhor .um abraço fraterno mariluce

  5. tenho um filho com 22 anos já foi casado tem um filho mas á vida dele com á espoza só foi brigas ate que separou já faz um ano lele sempre está de mau com á vida e comtinua amando sua es espoza me fala que vai sumir eu já nao sei oque fazer por fvor me ajudem com muita horação tenho medo de meu filho fazer uma bobagem e duro ver um filho sofrer e não poder fazer nada para ajudar

    • Hanna

      Se as mensagens vão de encontro aos ensiamentos da doutrina é porque são divergentes,o correto é que as mensagens vao ao encontro … ;) Shalom!

      • Desculpe, não entendi seu comentário.

        O Espírita

      • O colega ai acima só quis fazer jus a língua portuguesa, no que se refere a colocação: ir de encontro e ir ao encontro, ou seja, ser oponente ou estar de acordo. Desnecessário corrigir um detalhe quando todo conteúdo transmite uma inclinação e pensamento. Qualquer leigo entende o recado.
        A sabedoria não está necessariamente com os cultos, com os que possuem o dom da palavra, a sabedoria está com aqueles que amam, pois o amor é em suma, a maior lei e único caminho para o real progresso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 243 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: