O Espírita

Divulgação da Doutrina Espirita

A sabedoria do perdão

A SABEDORIA DO PERDÃO

Perdoar é atitude sábia.

Quando você perdoa, você se liberta psicologicamente do fato e do ofensor, aos quais permaneceria vinculado pela mágoa ou pelo ódio.

O perdão liberta e os seus passos continuarão o caminho do futuro, porque pacificado e repleto de harmonia interior.

Perdoar denota mais coragem do que revidar.

Seja corajoso e perdoe o quanto antes aliviando-se do penoso fardo do desgosto e da mágoa…

Livro: Reflexões para Saúde
de Públio Carisio de Paula / Minas Editora 


 Certo dia aos meus alunos perguntei:

 – Qual é o sentimento mais difícel pra vocês?

Alguns responderam : – O amor 

Retruquei imediatamente :

–  Mas vocês amam seus pais?

– Sim, responderam.

– Amam seus irmãos ou irmãs?

– Sim, responderam.

Ai, os outros falaram: – O ódio, a raiva

Disse-lhes:

– O ódio, a raiva, não.  Quantas vezes por dia vocês tem raiva? Várias vezes … raiva porque o ônibus demora, raiva do assunto da escola, raiva do professor, raiva do irmão que não pára e por ai vai … Não. O sentimento mais difícel hoje em dia é o PERDÃO. Como perdoar aquele amigo que fez alguma coisa contra mim ou que disse algo? Como perdoar alguém que nos causou algum dano material ou moral? É preciso um grande esforço. O perdão verdadeiro não se consegue do dia para a noite, é preciso exercitá-lo todos os dias, todos os minutos e com certeza um dia aquela mágoa, aquele rancor não mais estará em seu coração.
Seja verdadeiro no seu perdão, não diga simplesmente “Eu te perdoo” e na primeira oportunidade que tiver diga ou pense “Bem feito quem mandou fazer isso comigo” ou “Ele se deu bem e não merecia” e por ai vai, pois o verdadeiro perdão além de exigir que toda a mágoa seja retirada do nosso coração exige principalmente que amemos aquela pessoa a quem estamos perdoando como nosso verdadeiro irmão.

Pense nisso!!

Sérgio Luiz 

2 Comentários

  1. nadya sousa

    só se consegue perdoar a pessoa a qual nos magoa com oração ore ore bastante para quem ti magou e vc vera ñ havera mas espaço no seu coração para raiva magoa vc se libertara de todas as coisa malignas dessa vida e no seu coração só havera lugar para o amor pense se vc é criatura de Deus vc concerteza sabe perdoa pq Deus deu seu unico filho para nos salvar jesus sofreu tudo por nos “a humanidade” e mesmo assim continua nos amando ate hj fervorosamente ame bastante sem medidas tenha um amor puro sem interesses faça o bem sem esperar a quem e veras a tua vida muda e muda muito…fiquem com Deus

    • oespirita

      Obrigado, mas tenho uma ressalva a fazer – somos todos filhos de Deus.

%d blogueiros gostam disto: